Transmissão de dupla embreagem: erros e acertos
Transmissão de dupla embreagem: erros e acertos
O câmbio de dupla embreagem evoluiu. Ele exige conhecimento técnico e ferramentas especificas para a manutenção e reparos.
O mercado automotivo ao redor do mundo está interconectado em muitos níveis, particularmente em termos de trens de força. Como a APTTA é uma instituição voltada para o desenvolvimento de técnicas de reparo em transmissões automáticas, nós estamos sempre monitorando as novidades neste mercado. Como resultado, uma transmissão em particular tem sido consistente em aparecer no topo das que mais aparecem na oficina de reparação ultimamente.
Essa transmissão é a famosa DQ200. Desde a Europa, passando pela Austrália, China e Brasil e mais, estas unidades estão cada vez mais presentes nas oficinas dos técnicos em todo o mundo.
Fabricada pela Skoda Auto, a produção da DQ200 iniciou em 2007 e permanece até hoje. Ela também é conhecida como 0AM, 0CW, DSG7 e algumas outras de nomes menos populares.
Existem mais de quatro milhões de unidades produzidas atualmente, e não parece que ela irá desaparecer em pouco tempo! Muitas atualizações nesta unidade e nos programas de software foram capazes de corrigir vários problemas em certas áreas da transmissão. Contudo, ela inevitavelmente apresenta outros problemas de tempos em tempos. Vamos examinar um pouco mais de perto esta unidade:
VISÃO GERAL DA DQ 200
Esta unidade é uma substituição direta da DQ250 de 6 velocidades, transmissão de dupla embreagem molhada. A DQ200 é uma transmissão de engates automáticos, de 7 velocidades, embreagem dupla seca que utiliza controles hidráulicos para operar os engates de marchas e os atuadores das embreagens. O conjunto de controle é chamado de conjunto mecatrônico e possui um cárter separado com bomba de óleo para operar os atuadores e solenoides. A caixa de engrenagens, assim como outras unidades DSG, e composta de duas transmissões manuais em uma carcaça simples. Existem dois eixos de entrada e dois eixos de saída, com um conjunto de engrenagens para as marchas ímpares e outro para as pares, com um reservatório de fluido comum. A embreagem dupla seca é anexada ao motor através de um volante de dupla massa.
Quando tudo trabalha corretamente, a transmissão atua maravilhosamente bem, com engates precisos e rápidos. Contudo, partidas repetidas com o veículo parado poderá causar algumas saídas não tão macias, o que é típico de unidades de embreagem seca.
APLICAÇÃO DO CÂMBIO DQ 200
A transmissão DQ200 é encontrada em veículos de vários fabricantes e modelos diferentes, muitos dos quais não são encontrados no Brasil.
A transmissão DQ200 é encontrada em veículos com motorização entre 1,2 litros e 2,5 litros de cilindrada.
Esse conteúdo é uma curadoria da RX, para saber mais, acesse: Reparação Automotiva