Automec começa hoje com crescimento de expositores nacionais e internacionais e muitas experiências e conteúdo
Automec começa hoje com crescimento de expositores nacionais e internacionais e muitas experiências e conteúdo
Visitantes terão acesso a lançamentos, capacitação e demonstrações práticas de produtos
Começa hoje, dia 22 de abril, a Automec 2025, a principal feira de reposição e reparação automotiva da América Latina. A 16ª edição do evento, que acontece até o dia 26, no São Paulo Expo, tem a participação de mais de 1500 marcas com os mais recentes lançamentos para a cadeia de autopeças, equipamentos e serviços para todos os tipos de veículos. A organização estima a presença de cerca de 90 mil visitantes ao longo dos cinco dias de evento. A área de exposição conta com mais de 105 mil metros quadrados, incluindo espaços internos e externos.
Essa edição, que tem o patrocínio da Bosch, reúne o maior número de expositores, incluindo o crescimento de 20% de internacionais em relação à anterior. Empresas de países como Turquia, Argentina, Índia, China, Coreia, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Polônia, Luxemburgo, Holanda, entre outros, marcam presença apresentando produtos e soluções.
Segundo Eduardo Marchetti, gerente da Automec, esse avanço entre os expositores internacionais reforça a relevância global do evento, assim como o potencial do mercado brasileiro para novos negócios. “Esse aumento de marcas estrangeiras é um reflexo direto da confiança no potencial do nosso mercado e da força da Automec como plataforma de negócios e inovação para toda a cadeia automotiva mundial”, diz Marchetti.
Muito conteúdo e interatividade
Para atender os visitantes que buscam qualificação profissional e atualização no setor automotivo, a Arena de Conteúdos terá uma intensa programação de painéis e palestras que somam mais de 100 horas de capacitação. Localizada no Pavilhão 8 do São Paulo Expo, a atração, que tem o patrocínio da AC Delco, é gratuita a todos que se credenciarem para visitar o evento.
Entre os temas que serão debatidos, destaque para as novas tecnologias que vão ditar o futuro dos setores de reposição e reparação, como descarbonização, sustentabilidade, digitalização, sistemas de assistência à direção e novos combustíveis. A tarde de 25 de abril, a partir das 16h, será dedicada a presença feminina no setor, o Elas na Automec, com uma série de palestras que vão debater os principais desafios e incentivar a inclusão no ambiente automotivo. Todos os conteúdos contarão com tradução em Libras.
A Universidade Automec faz a sua estreia nessa edição e oferece cursos e treinamentos com certificações reconhecidas nacionalmente. Realizada em parceria com SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, ZF e Tirreno, a atividade é uma oportunidade de aprofundar conhecimentos técnicos em temas como sistemas de direção assistida e práticas de manutenção em oficinas, entre outros. Ao final, após a conclusão, os participantes receberão um certificado emitido pela Universidade Automec e seus parceiros.
“Estas capacitações são as mesmas que as entidades e empresas fariam nas suas unidades, inclusive respeitam a mesma carga horária. Escolhemos reunir treinamentos mais curtos, de cerca de até duas horas, para que o visitante possa se habilitar e, ao mesmo tempo, aproveitar a feira”, explica Marchetti.
Drift testa o desempenho de peças automotivas
A parte externa dos pavilhões do São Paulo Expo, recebe mais uma edição do Garage Show, em parceria com a Ultimate Drift, que conta com performances de Drift. A Arena Perfect Automotive tem como objetivo testar a qualidade e a resistência de peças automotivas levadas a condições extremas. Para isso, uma equipe de pilotos profissionais realiza apresentações diárias dentro da programação da Automec. A ação conta com o patrocínio da Perfect, SKY Group, Mahle, e NGK.
Os veículos utilizados nas demonstrações são modelos oficiais de drift, que seguem padrão internacinal e são equipados com peças disponíveis no mercado, como pastilhas de freio, pneus, bateria, entre outros. A ação demontra a resistência e durabilidade dos componentes em situação de uso extremo. Além disso, o público poderá conhecer de perto os carros utilizados, interagir com os pilotos e observar os desafios impostos às peças automotivas durante as apresentações.
“O formato da ação permite que os visitantes presenciem como os produtos respondem em situações mais severas de uso”, destaca o gerente da Automec.
Realizada a cada dois anos pela RX, a Automec conta com o apoio das principais associações do setor, como Abipeças, Sindipeças, Aliança, Sindirepa, Andap, Anfape, Asdap, Conarem, Sicap e Sincopeças.
Para participar, basta comprar o ingresso, no valor de R$ 150,00, diretamente no site do evento: www.automecfeira.com.br