Automec 2025: a revolução ESG no mercado automotivo

Automec 2025: a revolução ESG no mercado automotivo

A sustentabilidade está transformando o setor automotivo. E a Automec 2025 será um sinalizador dessa evolução.

O evento, que ocorre de 22 a 26 de abril, no São Paulo Expo, vai muito além de apresentar novidades em produtos e serviços. Ele também reafirma o compromisso da indústria com um futuro mais sustentável, eficiente e inovador.

As práticas ESG estão se tornando uma necessidade no mundo dos negócios. De acordo com a pesquisa "Avanços e Desafios: A Maturidade ESG nas Empresas Brasileiras 2024", divulgada em outubro do ano passado, 51% das empresas brasileiras já adotam estratégias sustentáveis. Na Automec 2025, esse compromisso ganha ainda mais força, com expositores que implementam soluções inovadoras para reduzir o impacto ambiental e otimizar recursos.

Sustentabilidade na prática: expositores que fazem a diferença

A feira conta com grandes nomes da indústria que estão liderando a revolução ESG. A Mahle, por exemplo, investe na redução da pegada de carbono desde a concepção dos produtos até sua produção. Com uma equipe dedicada, a empresa desenvolve novos materiais e processos que minimizam desperdícios e melhoram a eficiência dos componentes automotivos, resultando em menor consumo de combustível e emissão de CO2.

Já o Grupo Bosch se destaca por sua neutralidade de carbono, atingida globalmente desde 2020. Na América Latina, a empresa implementa iniciativas que abrangem economia circular, proteção climática e inclusão social. Um de seus destaques é o programa Recicla Auto Partes, que já coletou mais de 118 toneladas de sucata automotiva para reciclagem.

Tecnologias sustentáveis: inovação a serviço do meio ambiente

A economia circular também é uma das apostas de empresas como a Cummins, que há 34 anos desenvolve o portfólio ReCon. A remanufatura de componentes utiliza até 85% menos energia elétrica, garantindo alto reaproveitamento de materiais. Outro exemplo é a Eaton, que com sua linha ECOBOX evita o descarte irregular de peças e reduz significativamente as emissões de CO2 na fabricação de componentes automotivos.

A Phinia, com seu processo "Design for Environment", analisa o ciclo de vida de cada produto para reduzir sua pegada ecológica. A meta da empresa é que todos os novos desenvolvimentos sigam essa metodologia, garantindo um impacto ambiental cada vez menor.

Iniciativas também na organização

Além de reunir as principais inovações do setor, a Automec 2025 também reforça seu compromisso com a sustentabilidade. O uso de carpetes recicláveis, produzidos a partir de garrafas PET, dentro dos pavilhões do São Paulo Expo, reduz significativamente a geração de resíduos.

Na montagem dos estandes, são priorizados materiais reutilizáveis, incentivando expositores a adotarem práticas mais sustentáveis. Além disso, o evento promove e estimula ações de reciclagem, garantindo que boa parte dos resíduos seja corretamente direcionada para cooperativas especializadas. Essas iniciativas demonstram o compromisso da Automec com a sustentabilidade.

Participe da Automec 2025 e veja de perto a inovação ESG

Quer conhecer de perto essas e muitas outras iniciativas sustentáveis? A Automec 2025 é a oportunidade ideal para se conectar com mais de 1.500 marcas que estão revolucionando o mercado automotivo. O credenciamento está aberto e é gratuito até o dia 19 de abril. Entre os dias 20 e 26 de abril, haverá cobrança de ingressos, no valor de R$ 150,00. Acesse o link e garanta sua participação no principal evento do setor na América Latina!