Veja boas práticas e onde buscar formação profissional na manutenção e reparação

Texto original publicado na Automotive Business*.

Foto Reprodução

 

Organização, tecnologia e conhecimento são essenciais para o sucesso de uma oficina.

Encontrar uma oficina de confiança é fundamental para evitar problemas com seu veículo. A tarefa, porém, pode ser desafiadora por alguns motivos.

Além de utilizar apenas peças originais e realizar os procedimentos adequados, as oficinas podem (e devem) adotar uma série de medidas para oferecer um serviço de qualidade e fazer seu negócio prosperar.

Listamos a seguir algumas boas práticas que podem ser decisivas para garantir clientes satisfeitos e onde buscar formação profissional para seu time de colaboradores.

 

Seja organizado

Um dos primeiros segredos para o sucesso de sua oficina é garantir um ambiente organizado. Para tanto, é importante estabelecer locais para guardar uma quantidade tão grande de peças e ferramentas.

Assim, os profissionais podem encontrar o que precisam rapidamente e evitam que peças do estoque e até de veículos dos clientes sejam misturadas ou até trocadas.

Mas a organização não se limita apenas ao ambiente físico de uma oficina. Toda empresa precisa ser organizada para definir o fluxo dos processos internos e otimizar o tempo de seus empregados para aproveitar melhor o tempo e, claro, ganhar dinheiro.

E já que falamos em dinheiro, saber qual é a situação financeira é fundamental para administrar sua própria empresa. Quem está acostumado com as ferramentas digitais pode aproveitar os benefícios do Excel, que organiza todas as informações em planilhas. Lá você pode fazer o controle das receitas, despesas e contas a pagar.

 

Capacite seus empregados – e a você mesmo!

Funcionários capacitados podem fazer a diferença em qualquer empresa. É por isso que uma oficina deve se manter constantemente atualizada com as tecnologias do mercado. Afinal de contas, basta lembrar qual foi o destino de oficinas que não seguiram as tendências da indústria automotiva, como a popularização da injeção eletrônica nos veículos nacionais em meados dos anos 90.

Importante lembrar que não são apenas os empregados que devem aprender. Por isso, caso você seja o dono do seu negócio, é fundamental realizar treinamentos com frequência para saber como liderar sua equipe.

 

Ouça a voz do cliente

Lembra aquela velha máxima de que “o cliente sempre tem razão”? É claro que podem haver exceções, mas a sabedoria popular não costuma falhar.

Por isso, esteja sempre atento ao que o cliente fala. Informações valiosas podem surgir a partir de um bate-papo informal, seja sobre uma reclamação por um serviço que não foi executado corretamente ou sugestão de serviço a ser incluído em sua empresa.

Mais importante ainda é garantir um ótimo tratamento desde o momento em que o cliente pisar na sua oficina pela primeira vez. Apresente um orçamento justo, explique o motivo de cada procedimento executado e preze pela transparência. Seguindo esses passos, as chances de fidelização do cliente são grandes.

 

De olho na tecnologia

A tecnologia pode ser uma importante aliada no sucesso de sua oficina. Pense em como um produto inovador ou uma máquina capaz de realizar algum serviço diferenciado pode atrair novos clientes para seu estabelecimento.

Vale ressaltar que cabe ao proprietário identificar se o investimento pode valer a pena ou não. E não falamos apenas do retorno financeiro, que pode nem ser tão significativo assim. Entretanto, uma nova tecnologia pode ser o chamariz para que mais clientes realizem outros serviços em sua oficina.

Além disso, softwares de gestão também podem ajudar no dia-a-dia. Os programas são capazes de informar o volume de clientes que estão entrando em seu estabelecimento, quais serviços são responsáveis pela maior parte de sua operação, administrar as compras e até realizar o balanço financeiro do negócio.

 

Entregue o serviço no prazo certo

Ninguém gosta de ficar sem seu carro. É por isso que estabelecer um prazo justo – e principalmente honrá-lo – é uma importante ferramenta para conquistar clientes.

É claro que apresentar um serviço de qualidade é fundamental para o sucesso de seu negócio. Mas devolver o veículo para as mãos do proprietário na data prometida não é tão difícil quando uma oficina é organizada nos processos.

 

Tenha fornecedores de confiança

Estabelecer uma rede de fornecedores é fundamental para o sucesso de uma oficina. Como não são raros os casos em que um único fornecedor pode atrasar a entrega do serviço, vale a pena montar uma lista com dois ou três possíveis fornecedores para cada produto – ou pelo menos os mais importantes.

Além de evitar problemas com um único fornecedor, você também pode negociar preços e prazos mais vantajosos. É possível também fechar a compra de insumos ou peças em grandes volumes para conseguir valores mais camaradas.

E não se esqueça de programar bem os prazos das entregas. Se possível, feche a data com antecedência para evitar problemas.

 

A propaganda é a alma do negócio

Não adianta oferecer um serviço de qualidade se ninguém souber da existência dele. Por isso, invista na divulgação do seu negócio.

O marketing digital pode ser altamente eficiente nessa missão. Redes sociais como o Instagram são ferramentas poderosas para mostrar os seus serviços. Caso seja possível, invista em conteúdos para o YouTube. Assim, muitos clientes podem conhecer o seu estabelecimento e a infraestrutura disponível para realizar os serviços.

Apesar do avanço da tecnologia, o marketing offline continua sendo essencial. Pode ser por meio de distribuição de panfletos ou compra de espaços de propaganda, vale a pena estudar quais são as regiões que você deseja impactar e o perfil do cliente que frequenta sua oficina.

Afinal de contas, de nada adianta investir em campanhas digitais se a maior parte da clientela não tem acesso às redes sociais. E nem apostar nas ferramentas mais tradicionais se o seu cliente não desgruda do computador.

 

Instituições ajudam a capacitar sua equipe

Quem está interessado em trabalhar com mecânica encontra boas instituições para sua formação profissional.

A dica principal é procurar escolas técnicas reconhecidas pelo MEC. Uma das mais famosas é o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), maior complexo de educação profissional da América Latina.

Além do ensino de qualidade, o SENAI possui parcerias com as maiores montadoras do país, que representam uma importante oportunidade para trabalhar na indústria automotiva, uma vez que as próprias fabricantes buscam profissionais nas escolas.

Presente em mais de 2 mil municípios espalhados pelo Brasil, a instituição oferece cursos em todos os níveis de educação profissional e tecnológica. Um bom exemplo está nos Cursos de Aprendizagem Industrial (CAI), que oferecem ao aluno a possibilidade de se formar como Mecânico Automobilístico.

A boa notícia é que o curso é gratuito e os alunos devem ter idade mínima de 14 anos e formação no Ensino Fundamental A partir de sua aprovação no processo seletivo, o estudante tem 1.600 horas de aulas, distribuídas em quatro semestres.

Além da formação em mecânica, os profissionais podem se especializar em determinados sistemas automotivos ou até em áreas da manutenção e reparação profissional.

Se esta for a intenção, vale a pena procurar por instituições de ensino e oficinas que oferecem bons cursos de especialização. Com tudo isso, oportunidades para trabalhar na área não vão faltar.

 

*Conteúdo criado por Vitor Matsubara, AB. Este é um conteúdo original Automotive Business, fruto da parceria da RX Brasil, promotora e organizadora da Automec para o mercado. Para ler o conteúdo original acesse aqui.