Produção de automóveis cresce quase 7% até abril, diz Anfavea, que monitora a Selic com apreensão
Produção de automóveis cresce quase 7% até abril, diz Anfavea, que monitora a Selic com apreensão
Montadoras também registram alta de 48% nas exportações no quadrimestre
A produção de automóveis no Brasil entre janeiro e abril registrou uma alta de 6,7% em comparação com o acumulado dos mesmos meses de 2024, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Au.tomotores (ANFAVEA). As mais de 811 mil unidades fabricadas nos primeiros quatro meses de 2025 representam o maior volume para o período desde 2019. Apenas no mês de abril, foram 228,2 mil veículos produzidos, também o maior número em 6 anos. A alta de abril ficou em 2,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, já na comparação com março, a escalada foi de mais de 20%.
As vendas de carros subiram 6,7% em abril em relação ao mês imediatamente anterior, mas caíram cerca de 7% quando comparadas às vendas registradas no mesmo mês do ano passado. Quase 209 mil veículos foram adquiridos no último mês. No acumulado do ano, mais de 760 mil carros foram vendidos no país — volume 3,4% maior que o dos primeiros quatro meses de 2024. A Anfavea pondera, contudo, que os veículos importados ganharam participação no mercado, com um crescimento de 18,7% nas vendas, contra 0,2% no caso dos carros nacionais. De todos os carros vendidos no Brasil no primeiro quadrimestre, 6% têm origem na China.
O Brasil exportou 46,3 mil carros no mês de abril, de modo que o acumulado do quadrimestre ficou em quase 162 mil unidades exportadas — uma alta de 47,8% em relação ao registrado nos mesmos meses do ano passado
Esse conteúdo é uma curadoria da RX, para saber mais, acesse: Veja negócios