Mangueira do filtro de ar danificada: Saiba como analisar a peça

Para que um automóvel funcione perfeitamente, todos seus componentes precisam estar em perfeito estado: filtro de cabine, motor, mangueiras e o sistema elétrico, por exemplo. Tendo em vista a segurança, e a própria usabilidade do veículo, um item em especial merece atenção constante: a mangueira do filtro de ar.

Sem dúvidas, a mangueira do filtro de ar está entre os elementos mais importantes para uma boa condução. Isso porque o motor do carro, obrigatoriamente, precisa realizar o processo de aspiração do ar.

Essa peça, juntamente do filtro, é responsável por garantir que a poeira e outras partículas presentes na atmosfera não prejudiquem partes internas e essenciais do motor. Nos próximos tópicos, vamos esclarecer alguns dos principais aspectos envolvendo a mangueira do filtro de ar danificada.

Qual a função e os  tipos de mangueira do filtro de ar?

A mangueira do filtro do ar tem a função de conectar a  saída da caixa do filtro  ao coletor de admissão do motor. Existem vários tipos de mangueiras, umas mais flexíveis outras mais rígidas, porém sempre com o mesmo objetivo.

Tenha em mente que cada veículo tem a sua mangueira especifica além disso, ao contrário dos carros de linha leve, os veículos de linha pesada tendem a alcançar temperaturas mais elevadas. Por isso, nesses modelos, o material utilizado na mangueira de filtro do ar precisa ter maior resistência ao calor.

Quais são as consequências de ter uma mangueira do filtro de ar danificada?

Caso a mangueira do filtro de ar esteja danificada, uma série de problemas costumam surgir. Por exemplo, nos veículos equipados com sistema de injeção eletrônica de combustível pode ocorrer erro de interpretação do volume de ar aspirado pelo motor.

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre o mercado de autopeças. Para continuar lendo acesse o site Nakata.