Cuidados no transporte de autopeças impulsionam a visibilidade do setor
Conteúdo publicado originalmente no Jornal Dia DIa
Escolher um operador adequado para este tipo de operação é fundamental para o sucesso do negócio
O setor de autopeças vem apresentando uma retomada expressiva no último ano. Após a paralisação das montadoras no primeiro semestre de 2020 por conta da pandemia da Covid-19, o desempenho de vários setores da cadeia automotiva acabou sendo favorecido nos anos seguintes. Esse crescimento inclui também as empresas de autopeças que apresentaram alta de 92,9% na receita líquida dos primeiros cinco meses de 2021, de acordo com o relatório do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).
Em conjunto com ampliação do setor, a compra e venda de peças, principalmente pela internet, também apresentou expansão. Segundo dados da 42ª edição do relatório Webshoppers, o segmento Automotivo (lojas online com predominância na venda de acessórios automotivos, como rodas, pneus, faróis, alarmes de segurança, etc.) teve o segundo maior tíquete médio no fim de 2020. Estes números têm impacto direto no setor de logística, que nesse sentido deve estar atento aos cuidados ao transportar esse tipo de produto.
Neste cenário, dentre os principais desafios no segmento logístico estão a armazenagem da mercadoria durante o trajeto, como embalagem adequada da carga, organização e ventilação do veículo; e o prazo de entrega, que para esse caso requer mais agilidade uma vez que são solicitados com urgência. Além disso, é imprescindível atenção aos diversos processos envolvidos no transporte, sendo os principais: a atenção ao tipo de veículo que será utilizado, observando a melhor opção, rastreio de mercadorias, gestão de riscos, monitoramento do frete e o seguro garantido para todas as viagens.
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