Carregadores prometem recarga de carros elétricos mais rápida que de um iPhone

Avanço pode beneficiar a meta do governo dos EUA de ter, até 2030, metade das vendas só de veículos eletrificados.

Foto reprodução.

Os carros elétricos estão cada vez mais populares. Mas muitos consumidores ainda hesitam em trocar seus veículos movidos à combustão por modelos híbridos ou puramente elétricos justamente pelo tempo de carregamento ser maior ao do abastecimento convencional. 

Diante dessa barreira, pesquisadores dos Estados Unidos apresentaram à American Chemical Society (ACS) métodos de carregamento super rápidos adaptados para alimentar diferentes tipos de baterias de EVs em 10 minutos ou menos sem causar danos. Ou seja: o carregamento de um carro elétrico pode ser mais rápido do que o de um iPhone.

O avanço pode beneficiar a meta do governo de Joe Biden de, até 2030, ter metade de todos os veículos vendidos no país elétricos ou híbridos. “O carregamento rápido é a chave para aumentar a confiança do consumidor e a adoção geral de veículos elétricos”, afirmou Erick Dufek, pesquisador à frente do projeto.

Recarga rápida pode causar danos à bateria do carro

Recarregar 90% da bateria de um veículo elétrico em apenas 10 minutos está muito distante das opções disponíveis no mercado atualmente. Fabricantes de automóveis e estações de carregamento públicas usam diferentes tipos de carregadores que oferecem níveis variados de tempo de recarga. 

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre o mercado de autopeças. Para continuar lendo, acesse o site Automotive Business.