Car Care: Cuidados com o carro vão gerar consumo global de fazer os olhos brilharem
O cuidado especial que dá aquele belo visual no seu carro e que além de chamar a atenção de todo mundo deixa a sua querida máquina em ótimas condições de uso não é uma paixão nacional apenas. O “Car Care” também vem ganhando força em vários países e isso está merecendo a atenção redobrada das empresas do segmento. De acordo com relatório da Allied Market Research, o mercado global de produtos para cuidados com o carro foi avaliado em US$ 13 bilhões em 2021 e o desejo crescente dos consumidores de ver seus carros brilhando e nas melhores condições possíveis deverá fazer com que o consumo desses produtos atinja US$ 22,6 bilhões em 2031.
A Allied considera como itens do “Car Care” os produtos químicos de alto desempenho usados para dar aquele brilho no carro e melhorar a sua aparência estética e ajudar a ampliar também a sua durabilidade. São absorventes, produtos de limpeza, sprays, ceras, hidratante antienvelhecimento e repelentes de poeira, entre vários outros. Para atender a demanda crescente, as empresas estão investindo em novos produtos e técnicas de lavagem dos veículos, novas composições químicas, novos shampoos e ceras, aplicações mais fáceis e na conscientização dos consumidores sobre a importância da manutenção dos veículos.
De acordo com Felipe Sanchez, proprietário da Martelinho de Ouro Sanx, que atua há 22 anos em Jundiaí, São Paulo, os brasileiros estão cuidando cada vez melhor de seus carros. Ele destaca que a paixão por carros não é de hoje, mas nos últimos anos, com a renovação da frota, o cuidado com o automóvel vem aumentando. “O cuidado chega em alguns momentos à extremos, como por exemplo não sair de casa em dia de chuva para não molhar o carrão”.
É possível cuidar bem do seu carro sem ser mesmo técnico em estética ou mecânica. Basta seguir alguns princípios básicos de cuidados sugeridos pelo profissional especializado. Se você gosta de lavar seu carro, então de preferência para sabão líquido e neutro. Lave sempre de cima seguindo para as partes inferiores. Use panos que não sejam abrasivos. Encere a pintura para mantê-la livre de contaminação com poeira, fuligem, raios ultravioletas, por exemplo.
Já com a mecânica, fique sempre de olho nos níveis de água do radiador e óleo do motor, troque o óleo do motor antes de vencer o tempo ou quilometragem para ajudar a garantir vida longa ao coração do veículo. Não esqueça que a correia dentada também tem validade. Além disso, sempre tenha um profissional de confiança que trabalhe na linha de prevenção para você não se surpreender com despesas inesperadas ao longo de sua relação com o automóvel.
Enfim, cuidar bem do carro é uma paixão e um bom negócio para os motoristas e para as empresas do segmento. Podemos esperar muitas novidades para esse mercado no Brasil. E o principal palco para conhecer o que os players do setor estão preparando é a Automec, o maior evento do aftermarket automotivo da América Latina, que será realizada de 25 a 29 de abril de 2023, no São Paulo Expo.
“Estamos investindo fortemente na Automec, onde o público especializado vai se atualizar com as novidades da indústria, fazer networking e buscar novos fornecedores de peças e sistemas, reparação e manutenção, serviços e tecnologia, acessórios e customização, eletrônica e sistemas, enfim, é o cenário para novas oportunidades de bons negócios”, afirma Eduardo Marchetti, gerente da Automec. A edição de 2023 (a última foi em 2019) já conta com mais de 1.500 marcas ocupando quase toda a área de exposição do São Paulo Expo, que deverá receber cerca de 80.000 visitantes. A feira deverá gerar um volume de negócios da ordem de R$ 24 bilhões.