Vendas de veículos devem crescer 12% em 2024

Expectativa da Fenabrave foi divulgada na quinta-feira, 4

As vendas de veículos tendem a avançar 12% este ano, para 2,58 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. A expectativa foi divulgada pela Fenabrave, organização que representa os concessionários, na quinta-feira, 4.

A Fenabrave aposta em expansão de 12% nos emplacamentos de veículos leves, para 2,44 milhões de carros de passeio. Já o segmento de pesados tem duas situações distintas. A projeção para as vendas de caminhões é de 114,5 mil unidades, com alta de 10% na comparação com 2023. A demanda por ônibus terá expansão maior, de 20%, somando 29,5 mil chassis.

“Espero revisar para cima essa projeção no segundo semestre. Devemos ter um grande ano”, diz José Maurício Andreta Jr., presidente da Fenabrave. 

Apesar do crescimento menor do PIB previsto para 2024, a Fenabrave justifica o otimismo pela análise de que o mercado automotivo começa a se recuperar depois do período pandêmico, com queda dos juros, política industrial definida com a publicação do Mover, aumento da oferta de crédito e crescimento da renda dos brasileiros de 5% a 6%.

No caso dos caminhões, há expectativa de crescimento da safra, que sempre imulsiona a demanda. No segmento de ônibus, o preço das passagens aéreas agita o transporte rodoviário de passageiros. Há ainda o Caminho da Escola, que fez licitação para a compra de 16 mil unidades e as eleições municipais, que faz com que a demanda por ônibus urbanos tenda a crescer.

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre o mercado de autopeças. Para continuar lendo, acesse o portal da Automotive Business.