Sistema híbrido 48v. Mas afinal de contas, o que é isso?

Sistema híbrido 48v. Mas afinal de contas, o que é isso?

Ganha o meio ambiente com a redução das emissões de gases poluentes, ganha o usuário final com a redução do consumo de combustível

Que a tração hibrida veio para ficar, não resta a menor dúvida. O aumento da disponibilidade de modelos e da produção são evidências inquestionáveis.

Um sucesso que era bem fácil de se prever pois, até o presente momento, muitas são as vantagens proporcionadas. Entre outras: ganha o meio ambiente com a redução das emissões de gases poluentes, ganha o usuário final com a redução do consumo de combustível e dos tributos e ganha o “Guerreiro das Oficinas” com mais uma frente de trabalho para atuar

Muito embora o sistema enfrente algumas críticas. Por exemplo: o preço das baterias e incertezas no que tange a desvalorização do veículo.

Mas como diz aquele velho ditado popular: “não se pode fazer omelete sem quebrar ovos”.

 

Para se desfrutar das vantagens é preciso fazer um investimento inicial: compra do veículo (usuário final) e/ou compra de ferramentas e treinamentos (mecânico).

Investimento esse que, segundo os especialistas em finanças, tem retorno garantido.

 

Atualmente existem várias configurações de tração hibrida. Não existe melhor ou pior. Cada uma delas apresenta vantagens de desvantagens, em relação a outra.

No entanto uma, em especial, tem chamado mais a atenção: o sistema 48V, também conhecido como Mild Hybrid ou híbrido leve.

Trata-se em um sistema dotado de um motor de combustão interna, apoiado momentaneamente (para as acelerações) por um sistema elétrico que opera sob tensão de 48V [1, 2, 3].

Esse conteúdo é uma coradoria da RX, para saber mais acesse: O Mecânico