Saiba a importância da manutenção correta no sistema de válvulas
Saiba a importância da manutenção correta no sistema de válvulas
Confira o funcionamento dos componentes do sistema e as causas de falha que levam a danos profundos no motor
Os sistemas de válvulas estão presentes em todos os carros com motor a combustão interna e são responsáveis pelo fechamento e abertura das válvulas nos motores de quatro tempos. Podem ser exemplificados dois tipos de comando de válvulas; o comando indireto e o comando direto. O comando indireto é composto por seis componentes, são eles: eixo de cames, tucho, vareta, balancim, mola e válvulas.
O comando direto é composto por quatro itens, sendo eles: eixo de cames, tucho, mola e válvula. O eixo de cames é localizado no cabeçote do motor e é responsável por movimentar o sistema de abertura e fechamento das válvulas de admissão e exaustão.
Já o tucho possui um corpo de metal e um pistão que é atuado pelo preenchimento do óleo lubrificante de motor. São responsáveis por transmitir o movimento do eixo de cames para as varetas nos sistemas indiretos. Para os sistemas de comando direto, tem ação direta com as molas e as válvulas figura 1.
Responsável pela transmissão do movimento do eixo de comando, o balancim tem contato direto com a mola e as válvulas de admissão e escape de gases do motor nos sistemas de comando indireto.
As molas garantem o retorno das válvulas após a ação causada, inicialmente, pelo comando de válvulas, promovendo a movimentação das válvulas.
Por fim, as válvulas são responsáveis pela abertura para passagem de ar para a câmara de combustão, movimento necessário para que ocorra o processo de combustão interna do motor e a abertura para exaustão dos gases em direção ao sistema de escape.
Manter todos os itens que formam o sistema de acionamento das válvulas de um motor é essencial para o seu funcionamento e a manutenção preventiva garante a longevidade sistema, bem como evita falhas e desgastes prematuros. Mas quais os tipos de falhas podem ocorrer com os componentes do sistema?
Tuchos Hidráulicos e balancim hidráulico
Problemas como batida de tucho, popularmente conhecido no setor de manutenção automotiva é explicado de outra forma pelo Engenheiro Sênior 3 da Schaeffler, Attilio Gioielli Jr. “O tucho não bate, quem bate é a válvula na sede. Essa situação ocorre porque o tucho ou o balancim pode estar “descarregado”, ou seja, sem preenchimento correto de óleo nos setores de alta pressão. O tucho é importante para compensar os desgastes e as folgas”
Porém, o que acontece quando os tuchos estão descarregados? O Engenheiro explica que “a válvula abre mais cedo ou mais tarde, a dissipação de calor se torna insuficiente, ocorre backfiring que é o caso de o motor aspirar os gases de escape”. Outros pontos que podem ser levantados são a perda de desempenho, o que leva a ter um consumo maior de combustível e o superaquecimento.
Casos que podem levar a esses sintomas são a própria qualidade do componente utilizado, bem como a falta de manutenção correta no sistema, o que remete a importância da manutenção preventiva no veículo
Este conteúdo é uma curadoria da RX, para saber mais acesse: O mecânico