Qual a diferença entre Turbocompressor (turbocharger) e Supercompressor (supercharger)?

Qual a diferença entre Turbocompressor (turbocharger) e Supercompressor (supercharger)?

Explorando as Diferenças entre Turbocompressor e Supercompressor: Eficiência, Funcionamento e Impacto no Desempenho do Motor a Combustão

Vamos conhecer a diferença entre esses dois elementos, dentre tantos meios de aumentar a eficiência dos motores a combustão. Para o motor adquirir potência, necessita de eficiência volumétrica e rotação, somadas ao ar e combustível.

Os Turbocompressores fornecem mais potência pelo fluxo de ar gerado pelos gases de escape. Os gases fazem girar o rotor da turbina, cujo movimento é transmitido do eixo ao compressor responsável pela compressão do ar atmosférico enviado ao motor.

Por sua vez, o Supercharger diferente do turbo é acionado por ligação mecânica por meio de uma correia acionada pelo virabrequim e ao contrário do turbo, ele permanece ativo gerando aumento de consumo.

Na prática, supercharger é muito semelhante com o turbo em termos de desempenho. Pois, é um sistema que funciona comprimindo o ar na câmara de combustão, aumentando assim o conteúdo de oxigênio, de modo que a combustão é mais intensa, produzindo mais energia.

O supercompressor foi desenvolvido por Philander Roots e Francis Marion Roots em 1860, em Indiana Estados Unidos e já chegou a ser aplicado na indústria, sendo utilizado em alto forno, como deslocador ou soprador de ar, blower (supercharger) também como é conhecido, traduzindo para o portugues significa soprador.O alto forno solicitava grandes volumes de ar para um bom funcionamento. 

O primeiro supercompressor utilizado em um motor foi em 1878, por um britânico, Dugald Clerkem um motor dois tempos.

Esse conteúdo é uma curadoria da RX, para saber mais acesse: Oficina Brasil