Qual a diferença entre freios a disco ventilados, perfurados e sólidos?
Qual a diferença entre freios a disco ventilados, perfurados e sólidos?
Custo, eficiência e forma como dissipam o calor da frenagem são as principais distinções
Cada tipo de disco tem sua estratégia para dissipar o calor proveniente das frenagens (Redação/Quatro Rodas)
Qual a diferença entre os freios ventilados, perfurados e sólidos? – Francisco Malta Filho,.por e-mail
Frenagens geram calor. O sistema de freios transforma a energia cinética do movimento em energia térmica por meio do atrito entre as pastilhas de freio e os discos ou tambores. Em duas linhas, esse é o princípio de funcionamento do freio.
Mas há um efeito colateral. Esse calor gerado gera fadiga dos discos e pastilhas e compromete a eficiência do conjunto de freios. Quando o conjunto fica superaquecido, o motorista sente no pedal que o equipamento está diferente
Na pista de testes, a distância de frenagem aumenta nesta condição.
Nos carros, há tipos distintos de discos e seu funcionamento difere na forma como dispersam o calor.
O disco de freio sólido é uma peça só, feita de ferro maciço. A vantagem está em custar mais barato que os outros. Contudo, têm baixo rendimento em situações extremas de frenagem por não ter estrutura que favoreçam seu resfriamento.
Por isso discos sólidos são usados em aplicações mais leves. De acordo com Marcus Vinicius Aguiar, diretor da AEA (Associação Brasileira Engenharia Automotiva), essa configuração é mais comum no eixo dianteiro dos compactos 1.0 e no eixo traseiro de carros maiores, como sedãs e SUVs médios.
O modelo ventilado, por sua vez, é formado por dois discos mais finos unidos por uma câmara interna, que tem a função de proporcionar uma passagem do ar entre eles, resfriando com mais rapidez o conjunto
Esse conteúdo é uma curadoria da RX, para saber mais, acesse: Quatro rodas