Manutenção periódica do carro e do motor permite maior durabilidade do turbocompressor

Manutenção periódica do carro e do motor permite maior durabilidade do turbocompressor

Em pleno funcionamento, o turbo melhora o desempenho do veículo, reduz o consumo de combustível e as emissões de poluentes. 

Óleo sujo ou contaminado, objetos estranhos no veículo ou combustível de baixa qualidade podem ser danificar o turbocompressor

Reconhecido por melhorar o desempenho do veículo, o turbocompressor também reduz o consumo de combustível e as emissões. Projetado para ter o mesmo tempo de vida útil de um motor, o turbocompressor não exige cuidados especiais.

De acordo com Marcus Paulo, Engenheiro de Aplicação da BorgWarner, é preciso atenção aos componentes periféricos ao turbo e aos fluidos, como óleo e combustível.  Os principais problemas que afetam o turbocompressor costumam ser:

  • Óleo sujo ou contaminado;
  • Lubrificação insuficiente, intermitente ou falha na lubrificação;
  • Danos causados pela admissão de objetos estranhos durante o funcionamento do turbocompressor;
  • Peças do motor defeituosas, como, por exemplo, coletor de admissão com vazamento, filtro de ar sujo ou danificado, linhas de fornecimento de óleo obstruídas, bomba de óleo com defeito, entre outros;
  • Combustível de baixa qualidade ou adulterado;
  • Alterações na calibração da ECU (Unidade de Controle Eletrônico) do motor;
  • Excessos cometidos pelo motorista – como partidas rápidas a frio ou desligamento rápido a quente;
  • Aplicação incorreta, que consiste em instalar o turbocompressor em um veículo para o qual ele não foi originalmente projetado.

Dicas para o dia a dia

Ao dirigir, algumas ações ajudam a manter o turbocompressor em bom estado. Após o motor ser iniciado a frio, por exemplo, o ideal é aguardar alguns segundos em marcha lenta antes de operá-lo em plena carga, para permitir a correta lubrificação do turbo. “Após períodos de condução em alta performance, deixe o motor funcionar em marcha lenta por alguns minutos antes de desligá-lo, permitindo a troca de calor das partes e do óleo, garantindo assim o resfriamento adequado do produto”, diz Marcus Paulo.

Manutenção periódica é fundamental

Para evitar que os problemas citados ocorram de fato, o especialista reforça a importância da manutenção preventiva e da regulação do motor. “Consulte o manual do veículo para checar quais são as orientações dadas pela montadora, realizando as trocas de óleo conforme o recomendado e verificando regularmente o nível do lubrificante, que precisa estar dentro das especificações recomendadas”, pontua. “Não se esqueça de inspecionar periodicamente o carro para averiguar se há vazamentos de óleo, rachaduras ou danos nos componentes do turbo”, acrescenta.

O motorista também deve estar atento a ruídos incomuns, como assobios, cliques ou batidas, pois esses sons podem indicar avarias no turbo. Além disso, é importante observar examinar o estado dos gases que saem do escapamento: fumaça excessiva, especialmente azulada, pode ser um sinal de vazamento de óleo no turbo.

Esse conteúdo é uma curadoria da RX, para saber mais, acesse: Correio mecânico