Locadoras de veículos batem recorde de frota em 2023

Mais 100 mil veículos devem ser adquiridos entre novembro e dezembro; veja os números

Foto reprodução.

A procura pelo aluguel de carros aumentou (e muito) no Brasil em 2023. As frotas das locadoras brasileiras encerraram o mês de setembro com 1,5 milhão de automóveis e comerciais leves, e ainda esperam encerrar o ano com a inclusão de mais 100 mil veículos nessa conta.

No ano passado, as frotas das locadoras registraram pouco mais de 1,3 milhão de veículos entre janeiro e setembro. Em 2023, houve aumento de pelo menos 200 mil unidades no mesmo período. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), durante a abertura do 18º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos, que aconteceu em São Paulo, nesta semana.

O levantamento ainda registra o aumento na participação das locadoras nas compras dentro da área automotiva. No terceiro trimestre deste ano, o setor foi responsável por 27,9% de todos os emplacamentos, o que representa um aumento de 11,6% na comparação com 2022.

Em outubro deste ano, as locadoras foram responsáveis pela compra de 54 mil automóveis e comerciais leves 0 km. Já os 436.579 de veículos adquiridos por essas empresas durante os nove primeiros meses do ano, representam 24,8% do total de automóveis e comerciais leves comercializados por todas as montadoras instaladas no país.

 

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre o mercado de autopeças. Para continuar lendo, acesse o Auto Esporte.