Explosão no mercado de reposição!

Imagem: Br Freepik

Fonte: Oficina Brasil

Média de passagens nas oficinas, medida pela CINAU em 14 estados que abrigam aproximadamente 90,96% da frota circulante no País

O PULSO DO AFTERMARKET é produzido pela CINAU – Central de Inteligência Automotiva, unidade de pesquisa, BI-Business Intelligence e Consultoria do Grupo Oficina Brasil, uma empresa com atuação muito além da mídia e 100% focada no mercado de reposição. 

Em função dos impactos da pandemia as economias do Brasil, assim como o resto do mundo, mergulharam em crises profundas que se traduziram em inflação, desemprego, juros altos, quebra da cadeia produtiva, desvalorização acentuada de moedas fracas, entre outras calamidades.

Enquanto as economias derretiam, nosso mercado de reposição, como registrou o PULSO DO AFTERMARKET, apresentou o seguinte histórico:

2020: crescimento de 2%;
2021: crescimento de 12,08%;
2022: 10,8% em oito meses!

Importante lembrar que a metodologia de cálculo do crescimento no PULSO DO AFTERMARKET considera o incremento de cada ano sobre o histórico do período anterior, isso equivale a dizer  que, de 2020 até agosto de 2022, nosso mercado ampliou a demanda de autopeças e lubrificantes em 24,88%!

Antes de 2020 o setor de reposição não dispunha de um sistema tão preciso e rápido de avaliação do comportamento dos serviços nas oficinas independentes e, consequentemente, da demanda de autopeças no mercado de reposição. O PULSO DO AFTERMARKET veio mudar este cenário e passou a oferecer aos empresários e executivos do setor um instrumento fundamental de avaliação do comportamento do segmento.

Por outro lado, nós da CINAU, como analistas do mercado de reposição há mais de 30 anos e diante do que estamos observamos, ousamos dizer que 2021 e 2022 estão compondo os “anos dourados” da reposição, somando taxas de  crescimento jamais observadas nos quase 100 anos de história do setor. 

O lado bom é que todos estão ganhando. O desafio é saber se sua fórmula de gestão está conseguindo roubar pontos percentuais de market share de seu concorrente.

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre reposição automotiva. Para continuar lendo, acesse o site do Sinderepa.