Entenda como parafusos de cabeçote plásticos e elásticos afetam a vedação do bloco do motor

Entenda como parafusos de cabeçote plásticos e elásticos afetam a vedação do bloco do motor

A TAKAO, marca de componentes para motor comercializada pela Goop Distribuidora, como uma das principais fornecedoras de parafusos de cabeçote para veículos no País, preza por informações esclarecedoras quanto ao uso desses dispositivos em serviços de manutenção e retífica.

Para que os motores a combustão tenham uma operação eficiente é primordial a vedação adequada entre o cabeçote e o bloco, garantindo a manutenção da compressão interna e a circulação correta do óleo e do fluido de arrefecimento durante seu funcionamento.

Para isso, os parafusos do cabeçote desempenham um papel essencial, realizando a conexão entre essas duas partes do motor. Em conjunto com a junta do cabeçote, eles asseguram a fixação precisa do cabeçote ao bloco, prevenindo vazamentos e a perda de compressão do sistema.

Conceitos de plasticidade e elasticidade

Para compreender a aplicação dos parafusos de cabeçote é crucial entender alguns conceitos fundamentais. Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas dizer que esses componentes são plásticos e elásticos não é um erro. E isso é explicado por algumas situações inerentes ao seu uso:

  • Material e Deformação: mesmo sendo feitos de aço, os parafusos sofrem deformações devido ao torque e ao ângulo aplicados durante a instalação, o que altera sua forma e resistência. Existem duas formas de deformação:
    • Deformação Plástica: o material sofre esticamento durante o aperto, alterando sua estrutura original de forma permanente.
    • Deformação Elástica: o parafuso estica temporariamente e retorna ao seu estado original após o aperto.

Segundo Marlon Silva, coordenador técnico da TAKAO, isso acontece porque, para melhorar o desempenho, são usados parafusos mais finos, reduzindo o peso total do bloco do motor, mas mantendo sua eficiência. No entanto, ao serem apertados, sofrem pressão e deformações. “Embora os parafusos pareçam rígidos, essas deformações são normais devido à ductilidade do material, que indica o grau de deformação suportado antes de uma ruptura”, afirma.

Este conteúdo é uma curadoria da RX, para continuar lendo acesse: Reparação Automotiva