Dia do mecânico: O reparador automotivo evolui
Dia do mecânico: O reparador automotivo evolui
Para atender os veículos com novas tecnologias embarcadas e sistemas de propulsão, o profissional mecânico investe em conhecimento
No Brasil e também em outros países, como Portugal, o Dia do Mecânico, é comemorado em 20 de dezembro e homenageia esses profissionais essenciais para manter a mobilidade.
Essa profissão ganhou notoriedade no final do século XIX, por causa da popularização dos automóveis com motor a combustão, como o criado por Karl Benz em 1886, pois exigiam profissionais para reparos e manutenção.
Nos primórdios dos automóveis, o mecânico reparador, precisava primeiro desmontar o carro para entender e descobrir qual era o defeito.
O Brasil recebeu o primeiro automóvel em 1893, um Peugeot Type 3 movido a gasolina, importado de Paris, capital da França, por Santos Dumond, o inventor do avião. Ele também pode ser considerado o primeiro mecânico, da história dos automóveis em nosso País, pois na sua autobiografia chamada: “Os meus balões”, ele relata que se dedicou a estudar as diversas peças do Type 3 e a ação de cada uma, assim aprendeu a consertar a máquina.
Nos dias de hoje, o profissional mecânico, não precisa desmontar primeiro para entender, pois são vários os cursos e treinamentos disponíveis para que ele se atualize e aprimore os conhecimentos. Mas, apesar disso, são muitas ainda as necessidades encontradas por estes reparadores.
Uma das soluções encontradas para divulgar estes conhecimentos e buscar soluções foi a do associativismo. São vários os reparadores espalhados pelo Brasil, os quais se uniram em grupos, associações e sindicatos. Eles utilizam as ferramentas digitais para se comunicar e assim esclarecer dúvidas, trocarem conhecimentos em tempo real.
Um dos pioneiros desta inciativa é Genuino Simioni, presidente do NEA – Núcleo Estadual de Automecânicas de Santa Catarina e ARVESC – Associação de Reparadores Veiculares de Santa Catarina.
“No ano de 2025 o associativismo saiu da teoria e mostrou sua força real no chão de oficina. Mergulhamos na realidade dos nossos núcleos e vimos a inovação acontecer na ponta, do compartilhamento estratégico de ferramentas no Oeste e Meio-Oeste catarinense às reuniões itinerantes que fortaleceram o Litoral e Norte. Provamos que a união é a única resposta viável para os desafios de gestão e acesso técnico”, declara.
Os integrantes do NEA e ARVESC participaram de várias atividades, cursos, palestras e também de uma competição técnica. “O grande marco do ano foi, sem dúvida, o Repair Tech 2025, em Chapecó (SC). Mais do que um evento, ele foi o palco de um desafio pioneiro: a “Competição de Excelência Automotiva”. Pela segunda vez, testamos nossos profissionais em um circuito rigoroso de teoria e prática ao vivo. O sucesso foi tão estrondoso que o modelo, nascido aqui, já se prepara para ganhar escala nacional. Encerramos o ano com a casa arrumada e a estratégia definida com a ampliação da nossa entidade. Os problemas mapeados estão virando soluções. O futuro promete ser grandioso. Preparem-se: 2026 será um ano épico com a ENFAUTO, consolidando nossa liderança nacional. Feliz Dia do Mecânico!”, completa Simioni.
A chegada do primeiro automóvel iniciou o processo de mudança da mobilidade, criou a profissão de mecânico de automóveis, com o crescimento da frota surgiu o varejo de autopeças, abriu as portas para a instalação das montadoras de automóveis, fabricantes de autopeças e fortaleceu a economia do país. Quem entendeu esse movimento, apresentou soluções, usou a criatividade se beneficiou.
Esse conteúdo é uma curadoria da RX, para saber mais, acesse: Reparação Automotiva
