Demanda de freios automotivos para reposição: sistemas de freio para linha leve e pesada em 2025

Demanda de freios automotivos para reposição: sistemas de freio para linha leve e pesada em 2025

A demanda de freios automotivos para reposição tem se mostrado crescente, especialmente no setor de linha leve e comercial pesada.

Os sistemas de freio dos veículos são peças fundamentais para a segurança automotiva, e sua necessidade de reparação ou substituição varia de acordo com diversos fatores, como estilo de direção, tipo de terreno, pavimento e volume de carga, no caso de veículos comerciais pesados.

Embora a durabilidade desses componentes dependa de vários fatores, uma certeza é que os freios possuem vida limitada, já que operam por meio de atrito. O desgaste, portanto, é inevitável, mas pode variar conforme a forma de condução.

Linha Leve (automóveis e comerciais leves)

Os principais componentes do sistema de freios da linha leve, como cilindro mestre, discos, pastilhas e patins, têm uma quilometragem média de uso bem definida:

  • Cilindro mestre: Converte a força do pedal em pressão hidráulica, transmitida para as rodas. Quilometragem média de substituição: 50.000 km, com verificações constantes a cada 10.000 km, avaliando sempre o nível do fluído do freio.
  • Discos de freio: Recebem a pressão das pastilhas para gerar atrito e desacelerar o carro. Quilometragem média de uso: entre 50 e 70.000 km.
  • Pastilhas de freio: Responsáveis por pressionar o disco e desacelerar o carro. Normalmente são produzidas com materiais metálicos, cerâmicos ou orgânicos. Quilometragem média de uso: entre 30 e 50.000 km.
  • Patim de freio: Exerce pressão sobre o tambor do freio, criando atrito e trabalhando em conjunto com os demais componentes do sistema para reduzir a velocidade. Quilometragem média de uso: entre 30 e 50.000 km.
  • Servo-Freio: Amplifica a força aplicada pelo motorista no pedal de freio, tornando a frenagem mais fácil, macia e eficiente. Quilometragem média de uso: entre 50 e 70.000 km. Revisar sempre que o pedal do freio ficar mais duro no acionamento.

Esse conteúdo é uma curadoria da RX, para saber mais, acesse: Reparação Automotiva