Concessionária ou oficina? Conheça os prós e contras de cada uma

“Em oficinas você vai estar em uma posição de ajudar, e não será o responsável pelo defeito do veículo. Na Concessionária, por outro lado, você terá que responder às expectativas do seu cliente, já que você representa a marca e o produto, mas também, será mais fácil encontrar a solução para o problema dele.”

 

Se você está aqui, já deve ter se perguntado qual a diferença entre trabalhar como mecânico em uma Concessionária, e em uma oficina moto peças. Certo?

Essa é uma dúvida de muita gente, e por isso resolvemos listar os prós e os contras para te ajudar nessa questão.

Conversamos com o Guilherme Diogo e o Bruno de Andrade, que já tiveram essas duas experiências, para contar o que tem de diferente nesses trabalhos. Vamos lá?

A dúvida de muitos pode ser a sua também.

O Guilherme Diego se formou em Mecânica de Motos na Escola do Mecânico em 2020. Antes de decidir entrar para o curso, ele trabalhava em outra área, mas não era feliz com o que fazia. Desde criança era apaixonado pelo mundo das motocicletas, e sonhava em viver dessa paixão, quando fosse adulto.

Tomou coragem e resolveu se profissionalizar para entrar no mundo da mecânica. Logo que terminou o curso, começou a procurar emprego na área, e por meio do aplicativo Emprega Mecânico, conquistou sua vaga de mecânico em uma das Concessionárias da Honda, em Campinas.

Foi nesse momento que sua experiência começou. Guilherme contou que trabalhar em uma Concessionária têm vantagens e desvantagens, assim como em qualquer outro lugar. Se engana quem acha que não existem problemas.

Vantagens de trabalhar em Concessionária

Quando se trabalha em uma Concessionário, você tem o acesso a todos os manuais de serviços dos veículos da marca, o que facilita bastante descobrir algum tipo de defeito, ou simplesmente fazer a manutenção. Além disso, existe uma segurança maior na entrega, em relação ao trabalho que vai ser executado: tudo é bem limpo, o serviço é padronizado, e tem um apoio e respaldo maior, por parte da empresa, para que você faça o seu trabalho com qualidade.

Desvantagens de trabalhar em Concessionária

Por outro lado, quando se trabalha em uma Concessionária, você está sujeito a lidar com clientes que já esperam um posicionamento seu referente ao trabalho. Nesse ambiente, você representa a marca, e é responsável por solucionar os problemas que a marca gerou para o seu cliente.

Por isso, quando o cliente já chega com uma experiência ruim do produto, ou com um pré-julgamento, é o funcionário da Concessionária que responde pelas ações da marca, mesmo que ele não tenha participado do processo de produção daquele veículo.

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre o mercado automotivo. Para continuar lendo, acesse o site da Escola do Mecânico.