Como ter uma oficina moderna? Aprenda as principais dicas para destacar o seu negócio

Conteúdo publicado originalmente no site Fras-le

 

Quando está procurando uma oficina mecânica, é natural que o cliente opte pelas empresas mais atualizadas. Deseja também encontrar equipamentos com tecnologia de ponta, atendimento ágil e personalizado e peças de qualidade. Para quem é empresário, investir em uma oficina moderna é indispensável, especialmente, na época em que vivemos.

Durante a pandemia do coronavírus na qual o isolamento social se tornou obrigatório, as pessoas consolidaram o hábito de pesquisar a reputação das companhias. Assim como, a qualidade de seus serviços. Naturalmente, quem precisa realizar reparos ou manutenções em seu veículo procuram um lugar de confiança e com preço justo.

Desenvolver uma oficina moderna requer um trabalho constante e estratégico, mas, se seu objetivo é ter clientes fiéis e satisfeitos, vale a pena. A Fras-le preparou este material especial para quem deseja se diferenciar nesse segmento. Confira a seguir!

1. Afinal, o que é uma oficina moderna?

Se existe um setor que está sempre se modernizando é o automotivo. A mobilidade diversificada, a condução autônoma, a conectividade e a eletrificação são algumas das tendências que têm impactado esse mercado nos últimos anos. São nesses assuntos que os donos de oficina precisam ficar de olho, pois, influenciando o setor, influencia-se o modo de trabalho, os consumidores e a cadeia como um todo.

A McKinsey, uma empresa internacional de consultoria de gestão, desenvolveu um estudo há alguns anos, apontando quais seriam as práticas mais promissoras para esse mercado até 2030. Entre elas, pode-se citar a adesão massiva aos carros elétricos (de acordo com a pesquisa, em cidades mais densas, pode chegar até a 50%), um crescimento ainda maior dos serviços de mobilidade (como uber) e a atuação de startups no segmento.

Para modernizar uma oficina, tendências como essas devem ser levadas a sério. Acompanhar as novidades e atualizações da área é fundamental para se adaptar e diferenciar em um setor tão competitivo. Um negócio moderno não se limita à tecnologia, embora boa parte das mudanças a tenham como base. Uma oficina moderna tem credibilidade em seus serviços e mais facilidade para se engajar nas mudanças que o futuro proporciona.

2. Por que é importante investir em modernização?

Toda empresa passa por uma modernização. Trata-se de um processo inevitável e, quando ele não acontece, é provável que o negócio não sobreviva. Isso se deve às demandas atuais do mercado, bem como as constantes atualizações tecnológicas. O comportamento do consumidor muda, com isso, o mercado precisa acompanhar, e vice-versa.

Com o tempo isso se tornou necessário, porque passou a representar mais que uma oportunidade de lucratividade: é uma chance de reduzir custos, atrair mais clientes para a empresa e tornar sua experiência diferenciada. Entenda melhor esses motivos abaixo.

2.1. Redução de custos operacionais

A maioria das companhias está constantemente considerando novas maneiras de reduzir seus custos operacionais e aumentar sua lucratividade. Um dos meios mais simples de economizar — por meio da modernização da oficina — é substituindo as lâmpadas convencionais pelas de LED. Pode parecer pequeno, mas considerando a alta histórica pela qual o serviço passou esse ano, essa mudança pode ser significativa no fim do mês. Além dessa conta, há outras despesas que podem ser reduzidas, como o consumo de internet, telefone (especialmente quando se trabalha com planos de operadora) e água.

Uma alternativa é trocar o regime de trabalho dos empregados. Com a reforma trabalhista, a alteração de CLT para PJ (pessoa jurídica) ficou menos burocrática. A modificação pode trazer benefícios para os dois lados, e o empresário consegue economizar com os encargos trabalhistas.

2.2. Melhora da experiência do cliente

Os clientes estão cada vez mais exigentes. Proporcionar uma experiência marcante é uma forma de cativá-los e conquistar sua fidelidade. O relacionamento com eles precisa ser preservado e conduzido estrategicamente para render bons frutos. Com a modernização, é possível aumentar o índice de atração e retenção, potencializando as oportunidades de venda e melhorando a satisfação deles.

Investir em modernização e experiência do cliente ajuda a promover a marca, principalmente de forma orgânica, por meio das redes sociais, por exemplo. De quebra, seu negócio ainda é beneficiado pelo marketing de indicação. A melhor maneira de começar é implementando pesquisas que o auxiliem a obter informações como o NPS – Net Promoter Score.

Esse indicador possibilita conhecer mais sobre seu consumidor, inclusive se ele é leal. Depois é preciso trabalhar esses dados, associando-os a outras métricas, para identificar pontos de melhoria e desenvolver um plano de ação. Os feedbacks de quem consome seus serviços são essenciais para melhorá-los.

2.3. Atração de novos clientes

A chegada de novos clientes é um dos objetivos do investimento na experiência, mas a modernização da oficina, como um todo, promove esse resultado. Sabe aquela frase “propaganda é a alma do negócio”? Uma das consequências de ter uma oficina moderna é passar a investir em marketing – e a promoção acontece como consequência.

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre Como ter uma oficina moderna com dicas para destacar o seu negócio. Para continuar lendo, acesse o blog do site Fras-le