Como recuperar uma lanterna fosca ou cheia de água?

Erro na montagem, troca de lâmpadas e até a lavagem do carro podem causar condensação e infiltração em faróis e lanternas

Foto reprodução.

O conjunto de luzes é um dos itens mais importantes de segurança de um carro. É dele não apenas a tarefa de sinalizar e iluminar o caminho, mas também tornar o veículo mais visível aos demais motoristas, pedestres e animais. Por essa razão, é de extrema importância manter faróis e lanternas em bom estado de conservação, a fim de evitar riscos à segurança e multas.

O acúmulo de umidade é um dos casos a que se deve prestar atenção. Gustavo Souza, gerente comercial do Grupo Arteb, conta algumas razões que podem levar os faróis a acumular água ou umidade. “A condensação natural ocorre em dias com variação térmica acentuada – normalmente dias chuvosos –, mas o sistema de respiro consegue equilibrar a umidade interna quando o carro e os faróis entram em funcionamento”, explica.

Outra condição que pode concentrar água nos faróis é a lavagem: “A entrada de água pode ocorrer durante a lavagem dos carros com bombas de alta pressão, se a água pressurizada for aplicada diretamente sobre os respiros. Após a troca de lâmpadas, se a luva ou tampa não forem montados adequadamente. Ou, ainda, quando houver falhas no sistema de vedação entre a cola e a carcaça dos faróis. O conjunto óptico é 100% testado para não ocorrer este problema”, diz Gustavo.

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre mercado de autopeças. Para continuar lendo, acesse o AutoEsporte.