Como realizar manutenção com segurança em um carros híbridos

Realizar manutenção em carros híbridos requer alguns cuidados imprescindíveis para a segurança do reparador automotivo

Na busca pela preservação do meio ambiente, a industria automobilística tem sofrido nos últimos anos uma verdadeira revolução tecnológica em termos de sistemas de propulsão dos veículos automotores.Temos observado motores cada vez mais potentes, com tamanho cada vez menor, a utilização de turbos, transmissões multimarchas, transmissões continuamente variáveis, e até mesmo a utilização de propulsão elétrica, para a redução dos poluentes.

Para que se consiga movimentar um veículo pesado utilizando-se a eletricidade, se faz necessário o emprego de baterias de alta potência específica, o que sempre exige um cuidado especial quando chega a hora da manutenção nestes veículos. A finalidade deste artigo é ajudar o técnico reparador deste tipo de automóvel, que está cada vez mais em alta em nosso mercado, a tomar conhecimento do que está envolvido no reparo e manutenção preventiva dos mesmos, bem como se familiarizar com os equipamentos utilizados neste trabalho.

Cuidados a serem tomados na operação da manutenção de carros híbridos

Nunca deixe o veículo sozinho a menos que a ignição esteja desligada e a alavanca da transmissão esteja em  PARK (P).  Mantenha a chave de ignição em seu bolso sempre que você estiver longe do veículo. Alguns veículos possuem a função auto-start (partida automática)que pode eventualmente vir a funcionar o veículo sob certas condições, tais como quando o veículo já tivesse funcionado anteriormente.

Utilize de cuidado extra quando posicionar um macaco hidráulico ou elevador sob o veículo. Pode existir cabeamentos de alta tensão sob o chassis do veículo. Certifique-se que não acabe o combustível do veículo quando ele estiver na oficina passando por manutenção. Alguns veículos podem continuar funcionando até que o pack de baterias de  alta tensão descarregue completamente. Lembre-se! Não deixe o veículo sem combustível!

Alguns veículos utilizam um motor de alta tensão que opera o compressor do sistema de  ar-condicionado  ou ventiladores de resfriamento, que podem funcionar sem aviso prévio para resfriar o compartimento do pack de baterias, quando ele está superaquecido. Sempre que for necessário efetuar manutenção próximo da bateria de alta tensão ou outro dispositivo de alta tensão, sempre use as luvas de segurança apropriadas. Nunca use qualquer metal que possa entrar em contato com uma fonte de alta tensão.

Alguns módulos eletrônicos de veículos híbridos podem ser danificados se for utilizado o scanner incorreto. Consulte o seu fabricante de scanner para se certificar se ele é adequado para o serviço no veículo em que você está trabalhando.

Espere pelo menos de 5 a 30 minutos (dependendo do modelo) após desligar a ignição antes de isolar o pack de baterias de alta tensão ou realizar qualquer serviço no veiculo. Muitas baterias de alta tensão de veículos híbridos são de nickel-metal e tipicamente somente podem ser recarregadas pelo próprio sistema de carga do veículo. Mesmo as baterias auxiliares de baixa tensão (12V) utilizadas nos veículos hibridos podem utilizar um elemento de chumbo ácido e/ou mesmo algumas utilizam um gel ou fita de vidro, o que requer um carregador especial.

Nunca conecte um carregador convencional de baterias ao veículo híbrido. Mesmo a bateria auxiliar, de 12V que muitos veívulos híbridos usam, são especialmente seladas. Consulte o manual do proprietário do veículo ou procure instruções na própria bateria quanto a quaisquer precauções ou avisos antes de conectar um carregador.

O sistema híbrido utiliza circuitos de alta tensão, assim, manuseio incorreto poderá causar choques elétricos e/ou ferimentos pessoais muito graves. Durante serviços no veículo híbrido(incluindo instalação e remoção, inspeção e substituição de peças), certifique-se de seguir os procedimentos listados nos manuais do fabricante. 

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre o mercado de autopeças. Para continuar lendo, acesse o portal da Revista Reparação Automotiva.