Como montar um televendas eficiente: o que todo dono de rede de oficinas precisa saber 

Como montar um televendas eficiente: o que todo dono de rede de oficinas precisa saber 

Saber como montar um televendas em uma rede de oficinas envolve persistência, foco e ajustes constantes.

Com o período da pandemia, a reparação automotiva como um todo precisou se reinventar. Foi nesse momento que oficinas mecânicas, centros automotivos e lojas de pneus abriram os olhos para o marketing digital. Porém, com o retorno à vida normal, muitas dessas empresas – incluindo grandes redes – perceberam que anúncios no Google ou no Facebook não bastam para ter o pátio sempre cheio. É preciso saber como montar um televendas eficiente.

Diante disso, o empresário da reparação que deseja manter a demanda e o crescimento das suas unidades precisa investir na sua estrutura comercial. Para isso, separei quatro dicas essenciais para formar um departamento que alavanque as vendas da sua oficina

Por que o marketing digital não está mais enchendo minha oficina?

Antes de tudo, é importante que a gente entenda com clareza o momento presente. Acabamos de passar por duas mudanças muito intensas e rápidas não só na reparação, mas também na dinâmica do comércio como um todo.

Com a pandemia (ou mesmo um pouco antes dela), vimos os clientes de lojas de pneus e centros automotivos usarem o meio virtual como ponto de partida para contatá-los.

Se você, empresário, percebeu esse movimento e o aproveitou, com certeza ampliou a sua presença na internet com diversas estratégias de marketing digital e trouxe muita gente para a sua oficina.

Entretanto, no último ano, houve uma nova mudança que tornou o processo um pouco mais complexo.

Após o período de isolamento, por mais que as pessoas tenham voltado gradativamente às atividades e hábitos presenciais, elas também se acostumaram com as facilidades do digital e as inseriram na sua rotina, alternando entre os canais digitais e físicos da empresa conforme a sua conveniência.

Esse tipo de relacionamento – chamado omnichannel  – traz uma experiência muito mais rica para o cliente, embora exija muito mais das empresas de um modo geral.

Televendas: a virada de chave na reparação

No caso específico da reparação, muita gente já percebeu um fato que foi determinante no crescimento do próprio negócio. Em poucas palavras, não adianta trabalhar com anúncios no Google e investir nas redes sociais se não houver um departamento comercial estruturado para receber e conversar com os clientes.

É através do comercial que a oficina pode conhecê-los melhor, atender às suas necessidades sem limitar demais o atendimento ao presencial, trazê-los para a oficina e, principalmente, fidelizá-los. É nesse ponto que entra a expertise de como montar um televendas – e quem ainda não correu atrás dela certamente está sentindo o impacto desde o ano passado.

Este conteúdo é uma curadoria da RX, para continuar lendo acesse: Reparação Automotiva