Como detectar causas e efeitos de uma bateria danificada no diagnóstico automotivo.

Causas e efeitos de uma bateria danificada, entenda como a análise negligenciada do sistema de alimentação, carga e partida pode te fazer começar perdendo, logo no início do diagnóstico.

A cada dia, colhemos histórias e casos frequentes de carros que estão sem solução a semanas na oficina, e que na grande maioria foram gastos muitos recursos e estão sem solução. Mas quando começamos um procedimento de diagnóstico em uma bateria danificada, encontramos, as vezes logo no início, um defeito simples que pela leitura correta de parâmetros estava escancarado a anomalia.

Com o incremento cada vez mais necessário de tecnologia, sendo necessário dezenas e até centenas de consumidores aplicados em um veículo, fica a nossa responsabilidade entender o real papel e importância do sistema que alimenta todos esses consumidores.

Nesse breve artigo vamos tratar de alguns dos sintomas que podemos detectar para causa e efeitos de uma bateria danificada.

Teste de bateria

Assim como a caixa d’água está para um sistema hidráulico residencial, também a bateria está para a alimentação de todos os consumidores no veículo, com responsabilidades e características bem similares, vejamos algumas delas:

  1. ARMAZENAR ENERGIA / SOC (State OCharge): Estado de CARGA.

Internamente, uma bateria é composta por 6 placas, onde cada uma gera uma TENSÃO (VOLTS) de 2,1V, que ligadas em série somam uma tensão de 12,6V. Logo, uma bateria completamente carregada deve-se encontrar 12,6V.

Para teste de estado de carga precisamos apenas de um multímetro ajustado na escala de tensão medindo diretamente nos polos positivo (+) e negativo (-) da bateria e comparar com a tabela de estado de carga.

Este conteúdo é uma curadoria da RX, para continuar lendo acesse: Reparação Automotiva