Como as mulheres conquistam espaço e poder nas oficinas mecânicas.

Seja por influência familiar ou vontade própria, elas abriram o próprio negócio e até mudaram de carreira em nome da paixão pelos carros.

Apesar da presença muito aquém do merecido, as mulheres conquistam mais espaço no setor automotivo, como mostrou a quarta edição da pesquisa Diversidade no Setor Automotivo realizada por Automotive Business.

Isso também vale para o setor de reparação automotiva, tradicionalmente dominado por homens - e um grande reduto de machismo há décadas.

Se esse cenário ainda está longe de ser transformado, pelo menos algumas mulheres conseguiram romper as barreiras da resistência masculina e mostram toda sua competência nas oficinas.

Paixão que veio de família.

A oficina mecânica foi a segunda casa de Andreia Justos em boa parte da sua vida. Filha de um mecânico, ela se interessou por aquele universo desde pequena. Tanto que, aos 12 anos, já ajudava seu pai no dia-a-dia. Da forma que podia, é claro.

“Ele pedia pra eu colocar gasolina no carburador e fazer pequenas coisas que me faziam sentir maravilhosa! Sempre fui muito curiosa e passava o dia perguntando tudo para os funcionários da oficina. Alguns respondiam e outros não”, recorda.

Este conteúdo é uma curadoria da RX, para continuar lendo acesse: Automotive Bussiness