Carro vegano? Montadoras apostam em materiais reciclados e feitos de plantas

Agenda ESG e eletrificação impulsionam substituição por materiais mais sustentáveis para diversas aplicações

Garrafa pet, rede de pesca, mamona e cogumelo: esses são alguns materiais usados por montadoras para criar um carro vegano, cada vez mais sustentável e eficiente. Pela descarbonização do setor, empresas substituem peças e tecidos por alternativas recicladas, de baixa emissão ou à base de plantas.

Um exemplo é o BMW iX. O SUV elétrico de design robusto tem em sua construção 60kg de garrafa pet reciclada. Elas são "distribuídas" na dianteira, na molduras das portas e no para-choque. O utilitário esportivo tem ainda de 20% de alumínio de segunda vida nos materiais de suspensão e fibra de carbono de origem responsável.

Por dentro, o SUV não abdica do luxo e nem da sustentabilidade. O carpete é feito com redes de pesca retiradas do oceano. O material plástico em contato com o mar perde a elasticidade, é reciclado por uma empresa parceira e volta à matéria original. A partir de 2025, a BMW diz que diversos de seus modelos terão peças feitas com redes de pesca recicladas.

Todas as peças e acabamentos de madeira do carro são de reflorestamento, e sem resina para permitir o reaproveitamento, uma prática que começou com o BMW i3.

Fabricantes de olho no "carro vegano"

As fabricantes de carros estão de olho no carro vegano. Em janeiro, a Dick Lovett divulgou a lista com as 25 montadoras mais veganas do mundo. A Ford é primeira, com 30 modelos feitos com detalhes veganos ou que podem ser substituídos por materiais ecológicos. No top 5, estão, respectivamente, Honda, Vauxhall, Mercedes-Benz e Nissan.

ESG impulsiona iniciativa

Apesar de não ser novidade na indústria automotiva, o uso de materiais reciclados e biomateriais cresce com a revolução da pauta ESG (Governança ambiental, Social e Corporativa) e da eletrificação.

“É parte do contexto da eletrificação do setor. Evoluímos o conceito de circularidade, que leva em consideração a emissão de carbono do poço a roda [desde a extração de minério até reciclagem de bateria e componentes]. Não adianta pensar em eletrificação sem pensar em circularidade. Esse é o nome do jogo”, afirma o gerente sênior de treinamentos da BMW Brasil, Emilio Paganoni. "É também uma demanda dos clientes, o consumidor de carro elétrico quer sustentabilidade como um todo."

Essa também é a visão também do head de produtos da Mercedes-Benz, Evandro Bastos. “Existe uma busca cada vez maior por autonomia dos carros elétricos e, para isso, os veículos precisamos inovar para entregar carros cada vez mais tecnológicos, de fontes renováveis e mais leves, porque o peso influencia também na autonomia. Uma coisa puxa a outra”, ressalta o executivo.

O luxuoso Mercedes EQE é o primeiro carro com 100% da carroceira feita de aço reciclado e mais de 75kg de componentes reciclados e recicláveis aplicados na estrutura do automóvel, carroceria, detalhes do interior. A montadora aumentou o uso gradualmente. Segundo Bastos, o EQC tinha 80 peças de materiais renováveis ou recicláveis e subiu para 287 componentes de plástico reciclado no EQS.

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre o mercado de autopeças e sustentabilidade. Para continuar lendo, acesse o site da Automotive Bussiness.