Calibração de motores
Calibração de motores
Empresas sistemistas desenvolvem a calibração de motores para as montadoras, atendendo as normas ambientais, assim como, os requisitos específicos de cada uma delas
Os níveis de emissão de poluentes são motivos de preocupação em todo o mundo, sendo que cada país tem um seu próprio órgão regulamentador. No Brasil, a regulamentação cabe ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE), atualmente na fase 8 (L-8).
Além disso, devido aos altos preços, os níveis de consumo de combustível também são motivo de preocupação. Os rígidos limites de emissões de poluentes, impostos pelo PROCONVE fez, entre outras coisas, que com que antigos sistemas de alimentação e ignição (no caso dos motores ciclo Otto) fossem substituídos por modernos e sofisticados sistemas de gerenciamento eletrônico mapeados. [1]
Isso somado a cada vez maior competitividade do mercado nacional, impulsiona a indústria a aumentar continuamente a gama de produtor ofertados, em tempos cada vez menores. [2]
Fatores esses que exigem o desenvolvimento de novas tecnologias. Consequentemente um aumento no esforço de calibração e otimização dos motores. [2]
Mas afinal e contas, o que vem a ser a calibração de um motor?
Trata-se da parametrização de todas as malhas de controle existentes no sistema de gerenciamento eletrônico do motor (unidade de comando e seu respectivo programa de funcionamento), para atender normas ambientais para redução de gases tóxicos, bem como redução no consumo de combustível. [2, 4]
Cujo objetivo específico é:
“Explorar as características dos motores de combustão interna de ignição por faísca e seu controle eletrônico para garantir performance, consumo de combustível, emissões de poluentes, durabilidade, dirigibilidade e confiabilidade.” [3]
Algo muito importante nas fases mais avançadas do PROVONVE (Pl7 em diante), quando há o comparativo do valor de emissão dos gases homologado pela montadora, em relação ao valor real do veículo em campo. [4]
Informações essas que são coletadas pelo “Real Drive Emissions” (RDE), e repassados para o Governo. Nesse ponto é importante destacar que o teste RDE mede os poluentes, emitidos pelos carros durante a condução na estrada. Ou seja, não substitui o teste de laboratório, mas o complementa. [4]
O calibrador de montadora busca desenvolver uma estratégia de funcionamento do motor com eficiência (torque, potência e consumo de combustível), porém dentro das normas governamentais. [4]
Durante uma a calibração, quando todos os sensores e atuadores são conectados e esta unidade de comando especial, um software permite a alteração e otimização dos parâmetros de funcionamento do motor. [2]
Devido à complexidade dos sistemas atuais a realização do processo de calibração de um motor exige um número considerável de testes experimentais normalizados, que costumam consumir tempo e recurso. [2]
Algo que estimula a utilização de ferramentas auxiliares que contém recursos matemáticos e estatísticos que possibilitam a redução do número de testes experimentais, promovendo uma validação mais eficiente e menor onerosa. [2]
Esse conteúdo é uma curadoria da RX, para saber mais, acesse: O mecânico