A customização é uma paixão nacional com mercado crescente 

Você deve estar familiarizado com aquele entusiasta de automóvel que procura sempre dar para a sua máquina um pouco - ou muito - de sua marca pessoal. Se você mesmo não é esse tipo de proprietário, certamente conhece alguém que tem esse gosto. O interesse pela customização do automóvel não vai acabar nunca, pois ela faz parte da natureza humana, que busca expressar o seu estilo próprio, acredita Luiz Fernando Baptista, das empresas do Grupo Batistinha (Garage, BTSPerformance, BTSSHOP). “O brasileiro quer um carro que ele possa dizer que é a sua cara e a sua identidade”. 

Tanto é verdade que algumas montadoras também procuram oferecer algum nível de customização prévia de seus produtos para os clientes que apreciam a exclusividade do visual ou conteúdo de seus carros. Batistinha conta que os clientes buscam a customização tanto após a compra, como depois do tradicional período de garantia.  “São todos fãs da arte. Alguns realizam a customização por etapas para irem renovando sempre a sua admiração pelo veículo”.

Batistinha reforça que é muito importante compreender o perfil e a expectativa de cada cliente e identificar se é um carro de uso diário ou de uma programação de final de semana, por exemplo, antes de fazer qualquer alteração no modelo.  “O potencial do mercado brasileiro de customização é muito grande e tende a se expandir ainda mais quando as empresas especializadas saírem da informalidade e poderem investir mais nesse segmento”.

Como referência, nos Estados Unidos, um modelo tradicional Mustang ou Camaro conta com uma variedade de fornecedores no aftermarket automotivo que fabricam peças e equipamentos para customização com muita qualidade para esses modelos. No Brasil, até recentemente, era quase impossível achar peças com qualidade para os modelos nacionais para esse propósito. De acordo com Batistinha, atualmente o mercado brasileiro está passando a contar também com pequenos fabricantes de preparação ou customização e até mesmo de reparação com boa qualidade.  “É apenas o começo, a ponta do iceberg, que com o amadurecimento das empresas ele se tornará um mercado muito grande”. 

Até mesmo os carros elétricos deverão criar também uma nova onda de customização no Brasil. “Em breve  vamos começar a ter kits de motores elétricos para equipar modelos antigos”, acredita Batistinha. Durante sua visita no ano passado ao SEMA SHOW, a maior feira de acessórios e equipamentos automotivos do mundo, em Las Vegas, ele presenciou a exposição de kits completos para a montagem de um powertrain elétrico em qualquer carro. “Isso vai acabar acontecendo no Brasil”, antecipa ele. 

A onda de customização de carros no Brasil está envolvendo novas categorias de veículos além dos modelos esportivos. Proprietários de modelos considerados mais familiares como SUV, e até os de “trabalho” como as picapes, também estão buscando um visual diferenciado para os seus veículos.  

Afinal, qual é o perfil das pessoas que investem na customização de seus carros? Basicamente, de acordo com Batistinha, são proprietários que apreciam muito a interação com as pessoas ao redor de um modelo que se destaca pelo  visual diferenciado, com níveis adicionais de  esportividade, conforto e  estabilidade. Vale destacar que no mercado de customização, onde a participação masculina é expressiva, as mulheres já começam a deixar a sua marca. “As mulheres prestam muito mais atenção nos detalhes da customização, especialmente no interior do carro, e esse é um segmento com tendência de crescimento”, destaca Batistinha. 

O empresário e ex-piloto de competições, entre elas a Stock Cars, recorda que seu primeiro modelo customizado foi um Maverick V8 branco, que recebeu de seu pai aos 17 anos, desmontado e com o motor fundido. Ele tinha o desafio de restaurá-lo até os 18 anos para poder tornar-se o seu proprietário. Envolveu-se tanto com o projeto na oficina que antes do aniversário já tinha reformado e customizado o Maverick, para a surpresa do pai. Percebeu que outras pessoas gostaram dos resultados de seus primeiros trabalhos e logo entendeu que era a oportunidade de investir no negócio de customização. Por isso, é atualmente uma das principais referências no segmento. 

Batistinha vai levar para a Automec deste ano, de 25 a 29 de abril no São Paulo Expo,  um Mustang Shelby, preparado e customizado, que atingiu a velocidade máxima de 381,2 km/h, e um Corvette Track Day, para demonstração das peças e da manutenção dos modelos. A ideia é apresentar aos visitantes apaixonados por customização um pouco dos bastidores de um segmento que mexe bastante com uma das principais paixões dos brasileiros. 

Além disso, na área Batistinha Experience, os visitantes poderão acompanhar e tirar dúvidas relacionadas à montagem de motor no laboratório com equipamentos de precisão; polimento de pintura em carros especiais; alinhamento de direção; montagem de pneus para customização, balanceamento de rodas; uso de scanner para diagnóstico eletrônico; reparo rápido de funilaria; instalação de acessórios estéticos na parte externa veículo; soldas - sistema de escape e suportes customizados; cabine de pintura para carros inteiros ou cabine de pintura pequena para peças; além de outras experiências e serviços para esse mercado, como a apresentação da tendência de cores 2022/2023. 

Faça seu credenciamento gratuito para a  Automec já clicando AQUI!