Pneu descalibrado prejudica o amortecedor

Conduzir um automóvel com o pneu descalibrado correta pode colocar em risco os ocupantes do veículo, desgaste de vários componentes, além de registrar um gasto extra na oficina.

Este é o alerta da Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, sobre a importância de verificar a calibragem de pneus, evitando possíveis corrosões no sistema de suspensão.

Ao passar por uma via irregular, os pneus são os primeiros componentes da suspensão a absorver os impactos e oscilações, transmitindo esses movimentos à suspensão. Desta forma, se o pneu estiverer desgastado ou descalibrado, haverá uma alteração significativa no repasse desses comportamentos ao amortecedor, sobrecarregando a peça.

“Se descalibrados, os pneus transmitirão para a suspensão do veículo movimentos exagerados, assim quanto pior as condições de rodagem, maior será a corrosão do amortecedor”, esclarece Juliano Caretta, coordenador de Treinamento da Monroe no Brasil. “A recomendação é que os pneus, bem como os amortecedores, sejam verificados no ato do rodízio, a cada 5.000 km ou conforme especificações do fabricante”, conclui.

 

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