Conteúdo publicado originalmente no blog Truck Center.

7 EPIs essenciais para a segurança de mecânicos

É responsabilidade da empresa fornecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), em perfeito estado de funcionamento e conservação.

Usar — e da maneira correta — o equipamento de proteção individual para oficina mecânica é uma medida necessária para proteger a saúde e integridade física dos profissionais em caso de acidentes decorrentes da atividade.

Por se tratar de item obrigatório, é responsabilidade de a empresa fornecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), em perfeito estado de funcionamento e conservação, assim como o treinamento e orientação para que os mecânicos usem os acessórios corretamente.

De acordo com a Norma Regulamentadora número 6 (NR 6), do Ministério do Trabalho, o uso de EPIs é necessário em todas as atividades profissionais que oferecem riscos ao trabalhador, mas que não podem ser eliminadas ou diminuídas com ações coletivas.

Os sete principais EPIs para oficina mecânica são:

1. Máscara de proteção/ Respirador Purificador de Ar

máscara de proteção para mecânicos é um EPI obrigatório para proteger o trabalhador de inalar partículas ou resíduos de produtos tóxicos, que podem causar sérios danos à saúde no curto ou longo prazo.

2. Óculos de segurança com proteção lateral

Para evitar acidentes que possam atingir os olhos, os óculos de proteção para oficinas mecânicas precisam ser usados sempre que o mecânico estiver sob risco. Por exemplo, manipulando máquinas de solda ou usando objetos pontiagudos.

3. Creme de proteção para as mãos

Este equipamento de proteção individual para oficina mecânica serve para proteger a pele do mecânico contra agentes contaminantes. Para usá-lo, basta aplicar uma camada do creme sobre as mãos e braços.

4. Protetor auricular tipo plug

Por conta dos ruídos e barulhos, o protetor auricular é um do EPIs oficina mecânica indispensáveis para as atividades. O tipo plug garante que o profissional fique completamente protegido de sons elevados.

5. Luvas de segurança

As luvas de segurança para mecânicos servem tanto para proteger as mãos e braços de produtos químicos e/ou queimaduras, quanto para dar mais precisão e “firmeza” no manuseio de ferramentas e máquinas. Normalmente, as luvas de segurança para oficinas mecânicas são feitas de materiais variados, como nitrílico, PVC, neoprene ou do tipo soldador.

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre EPIs para mecânicos. Para continuar lendo, acesse TruckCenter.