5 impactos da inteligência artificial para profissionais do setor automotivo
5 impactos da inteligência artificial para profissionais do setor automotivo
Da lista de termos que entraram de vez para o mundo dos negócios, inteligência artificial (IA) é o que mais se destaca nos últimos tempos. E a tendência vai se consolidar, com impactos relevantes no setor automotivo. “Vivemos um superciclo de mudança tecnológica. A onda de inovação que está por vir é tão intensa que vai redefinir a existência humana. Depois que essa transição terminar, seremos uma sociedade totalmente diferente.”
O alerta foi dado fundadora e CEO do Future Today Institute, durante o South by Southwest (SXSW), evento realizado na cidade texana de Austin, nos Estados Unidos. E claro que, nesse processo, empregos, indústrias, relações com consumidores e tantos outros aspectos tão presentes no dia a dia automotivo sofrerão grandes impactos.
Segundo ela, há três evoluções concomitantes que tornam a atual transição tecnológica tão decisiva: biotecnologia, inteligência artificial e ecossistemas conectados que ligam coisas à biotecnologia (habilitados por IA).
Entre os exemplos estão o que a futurista chamou de computadores faciais, como o Apple Vision Pro. Esse tipo de dispositivo tende a ficar mais barato e a ganhar muito espaço no dia a dia das pessoas. Com isso, pela primeira vez a inteligência artificial passará a ser alimentada não pelo que os humanos decidem colocar on-line, mas também pelos nossos sentimentos e sensações.
“O Vision Pro, por exemplo, tem 14 câmeras e muitos sensores. Computadores faciais foram desenhados para ler a intenção das pessoas. Quando você quer algo, a temperatura do seu corpo muda, a pupila dilata. Assim, esses gadgets equipados com inteligência artificial saberão dos nossos sentimentos antes mesmo que a gente se dê conta deles”, conta.
A seguir, elencamos cinco fatos sobre inteligência artificial para os quais toda liderança do setor automotivo deveria se atentar.
1- Há mais dúvidas do que certezas
A inteligência artificial será tecnologia onipresente nos próximos dois anos. Mas há pouca certeza sobre como esse processo vai acontecer. Uma das grandes preocupações é ética, afinal, se humanos passam por treinamentos para entender limites morais, a tecnologia deveria enfrentar o mesmo processo.
Este conteúdo é uma curadoria da RX, para continuar lendo acesse: Automotive Business