Conteúdo publicado originalmente no site Truck Center, selecionada e adaptada especialmente para os leitores do blog Automec.

Faturamento das autopeças cresce, nível de ocupação é similar ao de antes da pandemia

Precisando de algumas dicas de gestão de oficinas para melhorar o seu negócio neste ano?

Então, confira algumas a seguir:

1 — Separe as contas pessoais das contas da empresa

Este é um dos maiores erros que compromete, seriamente, a saúde financeira das empresas. Muitos gestores misturam as contas de pessoa física com a da empresa e, consequentemente, não conseguem gerenciar corretamente o caixa.

2 — Padronize os processos

Desorganização é sinônimo de dificuldade de gestão. Afinal, fica difícil controlar algo que não é/esta organizado. Isso vale para estoques, processos, atendimento, layout da oficina e demais campos do negócio.

3 — Gerencie o estoque

A gestão de estoque é quase uma ciência para as empresas. Lembre-se que estoque é dinheiro, portanto, mercadoria parada, vencida e/ou avariada é dinheiro que foi jogado fora. Para evitar isso, faça gestão regular do depósito da oficina, acondicione corretamente insumos e peças e evite comprar em excesso.

 

Automec 365: Faça parte da maior comunidade do aftermarket automotivo da América Latina!

4 — Mantenha bons relacionamentos com fornecedores

Muito mais do que provedores de insumos e equipamentos para a oficina mecânica, um bom fornecedor deve ser um parceiro de sucesso do seu negócio. Isso porque o fornecedor pode agregar soluções modernas, conhecimento de mercado, inovações em processos e produtos, treinamentos e capacitação para a oficina mecânica.

5 — Controle a entrada e saída dos produtos

Manter um controle preciso do fluxo de mercadorias ajuda tanto na gestão de estoque quanto serve de embasamento para o processo de compra. O objetivo da oficina mecânica é prestar o serviço com agilidade, para isso, é necessário ter os produtos que serão usados. Isso nos leva ao próximo tópico.

 

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil para o blog Automec. Para ler o conteúdo original, clique aqui.